Em 2020, o Adidas Superstar, modelo de tênis que marcou a história da moda, completa 50 anos. Em comemoração à essa data, a Adidas Originals lançou a campanha mundial “O Coletivo Faz a Diferença”, que resgata o espírito de coletividade das quadras de basquete, local onde o tênis nasceu. Para seu desdobramento digital no Brasil, a marca convidou Evandro Fióti, um dos fundadores da Laboratório Fantasma, para ser uma de suas estrelas.
Ao lado de Pabllo Vittar, Bk’, Nicole Balestro, Vitória Mendonça e Papatinho, Fióti topou o convite de contar sua própria história (que naturalmente se confunde com a da empresa que co-criou) com o objetivo de demonstrar como em grupo é possível criar melhor.
Você também pode gostar de: Fióti se reúne com banda Tuyo em ‘Quando for falar de amor’, sua nova música
Protagonistas
Hoje um dos nomes mais proeminentes da música brasileira, Vittar iniciou sua carreira graças à oportunidade de abrir um show da Banda Uó em Uberlândia (MG), cidade onde vive. Já Bk’ foi introduzido à cultura hip-hop através das batalhas de rima do Rio de Janeiro, encontros que proporcionaram o surgimento do Nectar Gang, grupo de rap no qual o artista iniciou sua carreira musical. Nicole Balestro co-fundou a CEIA Ent., selo musical de rap brasileiro, ao lado de Don Cesão, com o objetivo de criar mais espaço para as falas de mulheres e negros.
Do outro lado, Vitória Cerqueiro é uma das maiores revelações do skate brasileiro. A carioca aprendeu a amar o esporte junto à colegas enquanto brincava na rua e, aos 19 anos, foi convocada para fazer parte da seleção brasileira de skate. O produtor musical Papatinho iniciou sua trajetória como membro do grupo ConeCrew Diretoria e, desde então, não parou mais. Hoje, ele é dono da Papatunes, seu selo musical, e um dos maiores nomes na produção fonográfica nacional.
Todos os convidados compartilharam seus relatos sobre como o coletivo faz a diferença e a campanha tem circulado pelas redes sociais de todos, e também nos canais digitais da Adidas Brasil.
Texto: Ygor Pinheiro