Após o bem sucedido lançamento do seu primeiro EP “Gente Bonita” em maio de 2016, Fióti traz mais uma novidade e lança o single “Nego Lutou”. A música foi produzida em Salvador pelo produtor e compositor Serginho Rocha (Claudia Leite e Manos Pretos) e ainda conta com a participação de Japa System, integrante da banda (Baiana System).

Gravada em Setembro de 2016 em Salvador “Nego Lutou” é um samba reggae que busca resgatar e reafirmar a importância do povo negro na construção do Brasil.

“Eu sou fascinado pela música baiana e gosto muito dos clássicos dos blocos afros que fizeram sucesso nos anos 80 e 90, como Olodum e Ilê Ayê. As letras sempre retrataram nosso povo e nossa luta com muita verdade”, comenta Fióti, que compôs a música no Rio de Janeiro logo após a gravação do clipe da música “Obrigado, Darcy” do EP Gente Bonita.

“Um belo dia estava no Rio de Janeiro e após a gravação do clipe de “Obrigado, Darcy”, outra música do EP um amigo me enviou um vídeo onde uma família de latifundiários (brancos) no interior de Goiás proibiam moradores, em sua maioria negros, de passarem por uma viela de barro próxima da sua propriedade. A viela era o acesso mais rápido e fácil para escolas e hospitais. Isso me gerou uma revolta e a letra e a melodia vieram por completas na minha cabeça naquele momento. Mesmo passado tantos anos depois da escravidão, o racismo ainda é uma das nossas maiores lutas no Brasil contemporâneo,” afirma o músico.

“Nego Lutou” lançado pela gravadora Laboratório Fantasma está disponível em todas as plataformas e lojas digitais aqui.

 

 

Ficha técnica

Composição: Fióti
Contra-baixo: Marcelo Rocha
Bateria: Jair Rocha
Percussão: Japa System
Teclado: Sergio Rocha
Guitarra: Sergio Rocha
Coro: Lia Gondim e Fernanda Silva Magalhães
Trombone: Igor Almeida
Sax Alto: Nivaldo Cerqueira
Trompete: Cicero Valverde